Agora são Horas e Minutos - Bem vindo ao meu blog

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Passo a Passo Técnica do Jacarelado

Boa Noite!!!

Hoje eu vou fazer algo diferente mas, inerente a minha personalidade que é a de dividir tudo o que sei com as outras pessoas. Eu não sou professora então me desculpa se não for muito didático mas, estou fazendo de coração e da mesma maneira que aprendi e faço a técnica.

Eu uso  a base para jacarelado e verniz vitral madrepérola pois acho lindo o efeito que tem na peça mas, tem verniz vitral de várias cores. Já li na net que pode fazer com cola branca no lugar da base de jacarelado mas, como ainda não tentei não tenho como afirmar que tem o mesmo efeito.


DSC00153  DSC00152

Bem, eu lixo ( lixa 150 ou 180 ) a base, normalmente eu faço em caixas, que são a minha paixão, e passo a Base Acrílica para manualidades ( para selar a peça ) por fora e por dentro da caixa, espero secar e repito o processo novamente . A peça está pronta para qualquer técnica.

Pinto a caixa de branco, pois no caso do verniz vitral madrepérola, outra cor não dá o efeito desejado. Se for preciso passo mais uma mão de tinta, para ter uma cobertura perfeita.

Com a tampa seca, derramo um pouco da base para jacarelado e vou espalhando para cobrir uma extensão desejada da tampa e então em cima da base e com a ponta do pincel vou pingando o verniz vitral em pingos pequenos e mais ou menos próximos porque o verniz se expande e se ficar muito perto vão grudar um no outro e se ficar muito longe vão ficar muito grandes e o bonito são pingos pequenos e bem marcados e, tomando o cuidado de não pingar o verniz próximo de onde iremos derramar mais base. Feito isso, antes de preencher com nova etapa dar uma mexida na base com o pincel para que ela possa se unir a nova base que vc vai derramar, para que não haja interrupção nas etapas. Não pode ser muito demorado porque a base vai secando, então faz uma parte, pinga o verniz e faz outra parte, não esquecendo de dar uma mexida com o pincel para unir as bases.  Eu prefiro ir fazendo por partes, pois achei que meu trabalho ficou mais bonito assim.

Na tampa não é preciso passar mais nada e a mesma deve ficar numa superfície reta para não escorrer e demora pelo menos um dia para secar, dependendo do tempo, se dia frio ou dia quente. Depois é só envernizar o restante da caixa a e está pronto.

Se ficou alguma dúvida, podem me perguntar ok! Bom trabalho!!!

2 comentários:

  1. Oi, Rosi! Ficou ótima sua explicação. Vou tentar fazer qualquer dia destes. É bem fácil, né? Beijo, Eunice Maria.

    http://efacilserfelizartesanais.blogspot.com/
    efacilserfeliz.artesanais@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Oi querida! Vim visitar seu cantinho também!!!Parabéns! É tudo muito lindo! Já virei fã e seguidora! Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário. Ele é muito importante para mim. Bju